Rua João Gualberto 1881, 3° Andar Juvevê CEP 80030-001
(41) 3026-5158 (41) 99997-3635

Você já ouviu falar sobre TED Talks?

Já pensou em uma palestra, com tom de conversa, com no máximo 18 minutos? Além disso, o palestrante não enrola: o que é dito é a essência da ideia, sem devaneios, introduções longas. Esse é o conceito que norteia os TED Talks.

Já pensou em uma palestra, com tom de conversa, com no máximo 18 minutos? Além disso, o palestrante não enrola: o que é dito é a essência da ideia, sem devaneios, introduções longas. Esse é o conceito que norteia os TED Talks.

O que é TED Talks?

TED é uma sigla para Technology, Entreteinment e Design ou em português, tecnologia, entretenimento e design. É uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de divulgar ideias para o mundo todo, por meio de um modelo diferente de palestra: os chamados talks. Apesar da sigla originalmente só incluir três assuntos, hoje são abordados muitos outros conteúdos, como arte, política, medicina, ciência, questões globais e negócios, são só alguns dos tópicos já explorados.

História

Tudo começou em 1984, quando Richard Saul Wurman buscou uma forma nova de compartilhar e absorver conhecimento. Esse novo modelo contava com palestras diretas, rápidas e eficientes. A primeira conferência aconteceu nesse mesmo ano e contou com o próprio fundador e um outro nome, que se tornou muito importante para a organização, Harry Marks. Nela, aconteceu uma demonstração de como usar um CD, gráficos em 3D e como mapear os litorais com a Teoria dos Fractais. Apesar da ótima ideia, a palestra não teve tanto sucesso em um primeiro momento.

A TED realmente conquistou seu espaço a partir de 1990, quando nomes como Bill Gates, Steve Jobs, Bono Vox, James Cameron, entre outros, começaram a fazer parte do seu núcleo de palestrantes. Desde então, o sucesso deste formato de palestras só tem aumentado.

Em 2002, foi comprada pela Fundação Sapling e, partir disso, os talks e conferências passaram a abranger uma maior gama de temas e ideias possíveis, além da existência de outros eventos, como o TED Global, TED Women e TED Youth. Hoje, a empresa é comandada pelo jornalista Chris Anderson.

Por que talks são tão importantes?

No ano de 2016, os TED Talks chegaram a um bilhão de visualizações em seu canal do Youtube. Mas não é a isso que se deve seu sucesso: os talks são carregadas de ideias, opiniões, experiências e milhares de outras coisas que são capazes de mudar o mundo.

A palestra mais assistida do canal se chama “As Escolas Acabam Com a Criatividade”, com 16 milhões de visualizações. Aconteceu no ano de 2006, sob as palavras de Sir Ken Robinson, autor especialista em criatividade e educação. Segundo o palestrante, a escola tradicional nos ensina a nos tornarmos bom trabalhadores, e não pensadores criativos. Agora, pare para pensar nos dias de hoje, quantas escolas não têm tentado “sair da caixinha”?

Como você pode perceber, a inteligência transmitida pelos TED Talks são aplicáveis no mundo real e não ficam na palestra. Portanto, ficar ligado aos novos talks e assuntos abordados é de extrema importância para quem quer saber o que está acontecendo no mundo hoje, e o que poderá acontecer no futuro.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre novas formas de ensino da língua inglesa? Então acompanhe nosso bloge nosso Facebook!

 

Post Relacionados

Deixe um comentário