Você já ouviu falar sobre TED Talks?

Who We Are

Você já ouviu falar sobre TED Talks?

Já pensou em uma palestra, com tom de conversa, com no máximo 18 minutos? Além disso, o palestrante não enrola: o que é dito é a essência da ideia, sem devaneios, introduções longas. Esse é o conceito que norteia os TED Talks.

O que é TED Talks?

TED é uma sigla para Technology, Entreteinment e Design ou em português, tecnologia, entretenimento e design. É uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de divulgar ideias para o mundo todo, por meio de um modelo diferente de palestra: os chamados talks. Apesar da sigla originalmente só incluir três assuntos, hoje são abordados muitos outros conteúdos, como arte, política, medicina, ciência, questões globais e negócios, são só alguns dos tópicos já explorados.

História

Tudo começou em 1984, quando Richard Saul Wurman buscou uma forma nova de compartilhar e absorver conhecimento. Esse novo modelo contava com palestras diretas, rápidas e eficientes. A primeira conferência aconteceu nesse mesmo ano e contou com o próprio fundador e um outro nome, que se tornou muito importante para a organização, Harry Marks. Nela, aconteceu uma demonstração de como usar um CD, gráficos em 3D e como mapear os litorais com a Teoria dos Fractais. Apesar da ótima ideia, a palestra não teve tanto sucesso em um primeiro momento.

A TED realmente conquistou seu espaço a partir de 1990, quando nomes como Bill Gates, Steve Jobs, Bono Vox, James Cameron, entre outros, começaram a fazer parte do seu núcleo de palestrantes. Desde então, o sucesso deste formato de palestras só tem aumentado.

Em 2002, foi comprada pela Fundação Sapling e, partir disso, os talks e conferências passaram a abranger uma maior gama de temas e ideias possíveis, além da existência de outros eventos, como o TED Global, TED Women e TED Youth. Hoje, a empresa é comandada pelo jornalista Chris Anderson.

Por que talks são tão importantes?

No ano de 2016, os TED Talks chegaram a um bilhão de visualizações em seu canal do Youtube. Mas não é a isso que se deve seu sucesso: os talks são carregadas de ideias, opiniões, experiências e milhares de outras coisas que são capazes de mudar o mundo.

A palestra mais assistida do canal se chama “As Escolas Acabam Com a Criatividade”, com 16 milhões de visualizações. Aconteceu no ano de 2006, sob as palavras de Sir Ken Robinson, autor especialista em criatividade e educação. Segundo o palestrante, a escola tradicional nos ensina a nos tornarmos bom trabalhadores, e não pensadores criativos. Agora, pare para pensar nos dias de hoje, quantas escolas não têm tentado “sair da caixinha”?

Como você pode perceber, a inteligência transmitida pelos TED Talks são aplicáveis no mundo real e não ficam na palestra. Portanto, ficar ligado aos novos talks e assuntos abordados é de extrema importância para quem quer saber o que está acontecendo no mundo hoje, e o que poderá acontecer no futuro.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre novas formas de ensino da língua inglesa? Então acompanhe nosso bloge nosso Facebook!

Share this post

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x